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06/Nov/2023

Carrefour divulga resultados do 3º trimestre/2023

Segundo o Grupo Carrefour Brasil, o terceiro trimestre de 2023 foi marcado pela deflação alimentar, que reduziu o preço dos alimentos e impactou as receitas do setor. A receita líquida da companhia foi de R$ 28,2 bilhões, uma queda de 3,9% em relação ao terceiro trimestre de 2022. Outro fator que influenciou a receita foi a queda da taxa básica de juros (hoje em 12,75%), que vem ocorrendo de maneira mais lenta do que o inicialmente previsto. Por conta disso, a empresa revisitou os custos nas atividades e de todas as bandeiras, para focar na execução. A empresa avançou no plano de expansão, com abertura de três novas lojas Atacadão, o que conclui o plano de abertura no formato Cash & Carry para 2023, com a abertura de 15 novas lojas no ano.

Esse ano, a empresa pretende abrir quatro novas lojas Sam's Club, em formato combo, que é promissor. O formato combo economiza custos de construção e operação, além de haver tráfego de clientes. O e-commerce teve um desempenho muito bom neste terceiro trimestre de 2023, com um crescimento do GMV (valor bruto de mercadoria) de 50% na comparação com o terceiro trimestre de 2022. Esse número foi bem, bem acima do mercado. O destaque ficou por conta do crescimento de 117% do e-commerce 1p alimentar, que é o principal foco da expansão. O GMV alcançou R$ 2,5 bilhões unicamente neste trimestre, contra deflação de 9,2% sobre nossas vendas. Isso é um recorde para o Grupo Carrefour Brasil. Segundo o Citi Bank, o balanço do terceiro trimestre do Grupo Carrefour Brasil teve números abaixo do esperado.

Apesar disso, as margens das operações Cash&Carry e Atacadão foram acima das expectativas e melhores do que as do Assaí, que teve margem bruta estável. A queima de caixa não foi ideal, mas está de acordo com a mensagem da administração durante o último trimestre. O ruim ainda é o varejo, que tem sido ofuscado por muitos eventos não recorrentes relacionados à integração do Grupo BIG. Além disso, o Sam's Club tem relatado margens piores do que o esperado. A margem bruta do Atacadão subiu 90 pontos base no comparativo anual para 15,7%, impulsionado por negociações melhores do que o esperado com fornecedores, à medida que o Carrefour aproveitou os ganhos de escala com o Grupo Big. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.