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01/Nov/2023

GPA divulga os resultados do 3º trimestre de 2023

O Grupo Pão de Açúcar (GPA) registrou um prejuízo líquido consolidado de R$ 1,295 bilhão no terceiro trimestre de 2023, um valor quase quatro vezes maior do que o registrado no mesmo período de 2022. O número inclui o resultado das operações descontinuadas, principalmente dos hipermercados e o Grupo Éxito. Sem o Éxito, a empresa teve um lucro líquido consolidado de R$ 809 milhões, revertendo prejuízo de R$ 229 milhões do terceiro trimestre do ano passado. A respeito da diferença no lucro líquido continuado, a empresa afirma que ele foi impactado por efeito não caixa pela reversão do provisionamento de R$ 804 milhões de prejuízos acumulados do perímetro internacional (Cnova). Se excluído esse efeito, o lucro líquido continuado seria de R$ 5 milhões.

O Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) ajustado consolidado foi de R$ 1,137 bilhão, uma alta de 478% em relação a um ano antes. Se contar apenas a operação do Novo GPA Brasil e excluir impactos do Cnova, o Ebitda é de R$ 333 milhões, alta anual de 32,1%. A receita líquida cresceu 9,7% ante o terceiro trimestre de 2022 e fechou em R$ 4,742 bilhões. As margens da companhia aumentaram. A margem bruta cresceu 1,3%, para 25,1%. Já a margem Ebitda ajustada consolidada teve alta de 19,4%, para 24,0% e a margem Ebitda somente do GPA Brasil foi de 7%, uma alta de 1,2%. Na bandeira Pão de Açúcar, as vendas mesmas lojas (SSS) subiram 7,2% ante o terceiro trimestre de 2022. Segundo o GPA, o crescimento foi impulsionado pelo volume, já que houve forte deflação em alguns itens alimentares.

A categoria de perecíveis foi o destaque, especialmente pela venda de frutas, verduras, legumes e açougue. No formato de Proximidade, houve crescimento de 7,7%, impulsionado pela boa performance das novas lojas. Na bandeira Extra Mercado, também houve crescimento de vendas mesmas lojas de 2,5%. No início de agosto, a empresa concluiu as conversões das lojas das bandeiras Compre Bem para Extra Mercado. Neste trimestre, a empresa disse já ter observado uma recuperação da rentabilidade das lojas convertidas, com baixo investimento e apoio dos principais fornecedores. A dívida líquida atingiu R$ 3 bilhões, uma redução de R$ 500 milhões em comparação com o ano anterior, com diminuição de 0,5 vez da alavancagem.

A posição de caixa no fim do trimestre foi de R$ 3 bilhões, correspondente a 2,1 vezes a dívida de curto prazo da empresa. A empresa ainda inaugurou 20 lojas neste terceiro trimestre, das 49 abertas no ano. No quarto trimestre, a expectativa é abrir mais uma loja Pão de Açúcar, na cidade de Itu, em São Paulo. A companhia é mais resiliente para enfrentar a deflação de alimentos que deve durar até o primeiro semestre de 2024. A empresa tem um público mais afluente, de classes A e B, em que a penetração das commodities tem menor relevância. O Pão de Açúcar é mais resiliente que a média. A penetração dos itens de commodities no Pão e no Minuto Pão de Açúcar é de menor relevância que no varejo mainstream, portanto, consegue nos ajudar não só a manter um crescimento mais robusto que a média de mercado como também proteger a qualidade desses resultados, como pode ser visto neste trimestre, com melhorias de margem bruta.

Sobre o quarto trimestre de 2023 e a datas comemorativas como feriados, Black Friday e Natal, são datas "super relevantes" e a empresa está muito preparada para as sazonalidades. A empresa segue comprometida com o projeto de expandir a quantidade de lojas. O foco da empresa são as bandeiras premium, principalmente, o formato minuto Pão de Açúcar, com destaque para a cidade de São Paulo. Apesar de todo desafio do cenário atual, essas lojas performam muito bem, com uma maturação acima do esperado. Esse tipo de formato de proximidade tem crescido muito no varejo alimentar brasileiro. A questão da comodidade dos clientes poderem caminhar até a loja durante a semana e fazerem as compras mais profundas no final de semana nas lojas maiores tem essa complementaridade muito importante. A companhia não tem a intenção de abrir lojas garantindo a qualidade da abertura e buscando melhores pontos para o minuto Pão de Açúcar. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.