17/Oct/2023
O grupo paranaense Muffato comprou 16 das 24 lojas do Makro no País em janeiro, além de 11 postos de combustíveis. Após a aprovação do negócio e a desmobilização das operações nas unidades, a empresa iniciou obras de transformação dos imóveis, abriu na semana passada a primeira unidade em São José dos Campos (SP) e prevê ter todas as lojas em funcionamento até o fim deste ano, inclusive em São Paulo, sob a bandeira Max Atacadista, marca de atacarejo da companhia. Em entrevista, Ederson Muffato, que lidera a empresa ao lado dos irmãos Everton e Eduardo desde 1996, conta que a primeira unidade na capital paulista será no Butantã. O valor da operação de compra da Makro não foi revelado, mas, segundo interlocutores do mercado, o preço pedido era de R$ 2 bilhões. Fundada em 1974 por Tito Muffato, a companhia enfrentará a competição de atacarejos como Assaí, Atacadão, Giga Atacado e Roldão na capital de São Paulo e no interior do Estado, ao chegar a cidades como Campinas e Sorocaba. Segue a entrevista:
Qual será o plano de expansão da Muffato após a compra do Makro?
Ederson Muffato: Das 13 novas cidades, a primeira é em São José dos Campos. Fora isso, temos uma nova unidade em Campo Largo, região metropolitana de Curitiba. Foram duas grandes inaugurações de atacarejos no mesmo dia, neste começo de mês. Assinamos o negócio com o Makro em janeiro, com fechamento no último dia de julho, após a aprovação do Cade. Como são muitos ativos, houve complexidade para o Makro fechar as lojas, fazer a desmobilização e todas as regularizações. Junho era a data limite prevista, mas acabou atrasando um pouco mais. Nesse meio tempo, corremos atrás de montar times de logística, marketing e recursos humanos. Buscamos aprovações com prefeituras, fizemos projetos de reforma e transformação das unidades do Makro que compramos. Agora, todas as 16 lojas estão em obras.
Todas as unidades do Makro serão convertidas em lojas da Max Atacadista ou terão a bandeira Muffato?
Ederson Muffato: Todas as unidades serão Max Atacadista. Escolhemos isso pelo perfil dos pontos e pela estrutura dos imóveis.
O segmento de atacarejo é o principal da Muffato hoje?
Ederson Muffato: Temos todos os modelos de lojas, o tradicional, o gourmet, o hiper compacto e o atacarejo. Hoje, o peso do varejo e do atacarejo no nosso negócio é meio a meio. Com a aquisição do Makro, a balança deve pesar mais para o lado do atacarejo e ele se tornará mais relevante na nossa organização. Na última década, o modelo do atacarejo tomou o papel do hipermercado, por seu modelo de custos. Ele ainda cresce mais do que o supermercado, mas não é mais o crescimento que vimos entre 2017 e 2021. A aceleração forte desse modelo de loja aconteceu porque era novidade, especialmente em cidades pequenas. Porém, o atacarejo ainda é nosso vetor de crescimento.
Começar pelo interior de São Paulo é uma estratégia para chegar à capital paulista com a operação já ajustada?
Ederson Muffato: Sim, houve esse planejamento. Mas a cidade foi escolhida, além de ser um polo de tecnologia, porque era a loja mais nova do Makro. Ela foi a que menos precisou de investimento, apesar de termos mudado muitas coisas.
A chegada a São Paulo será ainda em 2023?
Ederson Muffato: Sim. Estamos trabalhando para que todas as lojas transformadas do Makro sejam inauguradas neste ano. A primeira será no Butantã. Entre outubro, novembro e dezembro, teremos praticamente uma inauguração por semana.
A meta é capturar as vendas de fim de ano, impulsionadas pelo décimo-terceiro salário?
Ederson Muffato: Sim. Desde janeiro, a meta é virar o ano com todas as lojas inauguradas. Pode haver um ou outro atraso, mas essa é a meta.
A Muffato manteve pessoas do time do Makro nas lojas?
Ederson Muffato: Algumas pessoas, sim. Mas boa parte é um time novo. Nas lideranças, selecionamos pessoas nossas, que já têm a nossa cultura e conhecem nosso modus operandi. Abrimos um centro de distribuição novo na região de Itupeva, montamos uma segunda área comercial na capital paulista e temos um time forte. Temos expectativa de contratar, no total, 3 mil pessoas para as lojas do Makro que compramos. Chegaremos a mais de 21 mil funcionários. Ao mesmo tempo, não reduzimos o ritmo de lançamentos das nossas lojas. Por isso, vamos inaugurar de 18 a 19 lojas nossas em 2023.
Os custos de conversão das lojas estão dentro do planejado ou houve aumento?
Ederson Muffato: Os custos estão dentro do que esperávamos. Cada loja custa entre 40% e 50% do que gastaríamos na criação de uma loja do zero. Estamos colocando paredes com vidro e cobrindo o estacionamento das unidades.
Estão planejados novos pontos de distribuição para atender à capital?
Ederson Muffato: Temos mais de 40 mil m² de centro de distribuição. Entramos em Presidente Prudente em 2003. Então, o Estado não é novidade para a gente. São José do Rio Preto tem as nossas três bandeiras, a Muffato, a Gourmet e a Max Atacadista. Estamos também em Catanduva, Fernandópolis, Ourinhos, Assis e Birigui. Temos conhecimento da operação no oeste e no noroeste do Estado paulista. Claro que faltava Campinas, Piracicaba, São Paulo, Vale do Paraíba e Sorocaba.
Hoje, o cenário do atacarejo é competitivo, especialmente na cidade de São Paulo. Qual é o plano para atrair consumidores?
Ederson Muffato: Todas as cidades que adentramos agora são grandes, com régua alta de qualidade e muita competição. Temos um modelo inovador de atacarejo, com serviços e uma pegada de tecnologia, com Wi-Fi e caixa de autoatendimento nas lojas.
Fonte: Broadcast Agro.