26/Sep/2023
Desde 2020, os atacarejos dominam o consumo nos lares brasileiros, mas essa preferência dos consumidores tem se acentuado. Naquele ano, as bandeiras dessa categoria eram frequentadas por 65%, enquanto os supermercados atingiam 62%. A diferença tem aumentado: passou para 71% para os atacarejos e 64% para os supermercados no ano passado e, agora, no segundo trimestre de 2023, atingiu 73% e 62%, respectivamente. Os dados são de uma pesquisa da consultoria NielsenIQ, chamada Homescan. O Assaí está na liderança, seguido pelo Atacadão e Lojas Americanas.
Em um quadro que compara os primeiros semestres de 2021 até 2023, pela primeira vez, uma rede de atacarejos aparece como a rede de maior penetração nos lares brasileiros, considerando todas as empresas de varejo alimentar e farmacêutico. O Assaí teve taxa de penetração nos lares de 24,4% no período, o que significa que uma em cada quatro famílias no País frequenta uma loja da empresa. O resultado representa uma alta de 3% em relação ao 1º semestre de 2022, quando o Assaí ocupava a 2ª posição; e cerca de 5% quando comparado ao mesmo período de 2021.
O Atacadão, do Grupo Carrefour Brasil, ficou com 21,9% de penetração, também subindo uma posição no ranking em relação ao ano passado, quando era o terceiro da lista, com 18%. A Lojas Americanas, com 21%, caiu duas posições na comparação com 2022, quando tinha 24,6%. A varejista está em recuperação judicial, com dívidas acima de R$ 40 bilhões, e tem passado por fechamento de lojas e crise de imagem. O Carrefour Hipermercado, do mesmo grupo do Atacadão, por sua vez, seguiu na quarta posição, com penetração de 10,4%, com queda frente aos 11,8% que tinha há um ano. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.