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18/Sep/2023

Varejo: Oxxo já abriu 350 lojas em SP em 3 anos

Em menos de três anos no Brasil, a Oxxo alcançou 350 unidades dos seus mercadinhos de bairro em São Paulo e região metropolitana e no interior do Estado. De junho de 2022 a junho deste ano, foram inauguradas 216 novas lojas, média de 1 loja a cada dois dias. No País desde dezembro de 2020, a empresa, que pertence à mexicana Femsa e atua no Brasil em parceria com a Raízen, diz que vai manter o ritmo de expansão. De maio a agosto deste ano, foram abertas 25 novas lojas. Hoje, a marca está presente em São Paulo, Guarulhos, Osasco, São Bernardo do Campo, Santo André, São Caetano do Sul, Campinas, Piracicaba e Sorocaba.

A estratégia da empresa é conquistar o mercado ao marcar presença em todos os bairros das cidades. Por isso, há lojas da companhia em áreas nas quais os concorrentes Carrefour Express, Pão de Açúcar e Hirota não atuam. Nos resultados de junho, a Raízen afirma que a projeção de abertura de unidades segue um plano de crescimento acelerado e sustentável para liderar o setor. A proposta de negócio não é tão simples para se executar. Com adensamento de unidades sem igual no País, a empresa se propõe a ser um intermediário entre a loja de conveniência de postos de combustível e o supermercado.

Todas as unidades da Oxxo são próprias, e não franquias. No processo de aclimatação do negócio ao País, a companhia faz questão de destacar que incorporou aos produtos o pão francês, uma das mercadorias mais importantes para a recorrência de consumo. Para a Varese Retail, a abertura de unidades da Oxxo em ritmo acelerado tem a ver com a própria viabilidade econômica do negócio. O modelo da Oxxo é o adensamento e isso requer uma capacidade de otimizar a rota logística. Para o negócio ser sustentável, é preciso ter muitas lojas na rota de entrega logística para diluir o custo operacional.

A Gouvêa Consulting afirmou que a Oxxo aproveitou a pandemia, quando muitas empresas pequenas fecharam, para se estabelecer na capital de São Paulo. A Oxxo tem mais de 19 mil lojas na América Latina, em países como México, Colômbia, Chile e Brasil. É o jeito da empresa de estar muito próxima do consumidor final. O número já parece bastante expressivo hoje, mas é o começo de uma expansão para o Brasil inteiro. Para a AGR Consultores, manter as unidades como parte de uma rede própria em vez de franquias ajuda na padronização operacional, apesar do custo elevado.

Para o mercado brasileiro, a visão da Oxxo é de longo prazo. Eles planejam cidade por cidade, quantas lojas precisam ter e não há imediatismo de geração de caixa no curto prazo. O crescimento da Oxxo não é livre de dificuldades. Além da concorrência, a própria estruturação da empresa é um dos entraves. O desafio é escalar de maneira sustentável e lucrativa, o que não é fácil no Brasil. Há altos custos operacionais, imobiliários, logísticos e de segurança. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.