ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

15/Set/2022

Índia: limite para as exportações de arroz preocupa

A inflação de preços ao consumidor na Índia atingiu 7% em agosto, liderada por um forte aumento de preços para alguns itens alimentícios, já que no país comida e bebida constituem 45,9% da cesta de índice de preços ao consumidor. A inflação indiana permanece acima do limite superior da meta do Reserve Bank of India (banco central do país), 6%, por oito meses consecutivos.

A inflação desenfreada dos preços dos alimentos na Índia tem o potencial de causar problemas significativos também no exterior, particularmente para os compradores de arroz. Segundo o a Thomas Elder Markets, a expectativa é de que esse protecionismo continue aumentando, o que significa que novas barreiras se materializando nos próximos 12 meses não seria surpreendente. O momento é preocupante para a oferta alimentar global, com as ameaças da Rússia de suspender o corredor de grãos do Mar Negro.

Isso após a própria Índia, o maior exportador de arroz do mundo, proibir as exportações do cereal quebrado e impor uma taxa de 20% sobre as vendas externas de vários tipos da commodity. A Índia exporta arroz para mais de 150 países, sendo responsável por 41% das exportações globais do arroz. Após o anúncio, os preços do grão subiram mais de 4% na Bolsa de Chicago. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.