ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

13/Set/2022

EUA: estiagem está prejudicando a safra de arroz

Até este ano, agricultores do norte da Califórnia que cultivam arroz haviam sido poupados da seca extrema que atinge o oeste dos Estados Unidos. No entanto, mesmo detendo alguns dos direitos mais importantes do Estado no sistema de alocação de água administrado pelo governo federal, os efeitos provocados pelo clima começaram a ser sentidos. Segundo a Comissão do Arroz da Califórnia, mesmo em uma seca, os produtores de arroz conseguiram obter uma percentagem bastante alta da água a que tinham direito. Agora, eles estão passando por uma seca em um nível que nunca viram antes.

Agricultores do estado semearam 285 mil acres de arroz nesta primavera, uma queda de 30% em relação ao ano anterior e a menor desde a década de 1950, de acordo com uma estimativa de junho do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA). Essa é a queda mais acentuada para qualquer grande safra da Califórnia este ano, segundo a Universidade da Califórnia que espera plantações ainda menores. Normalmente, a Califórnia produz cerca de um quinto do arroz dos Estados Unidos. Em Colusa, condado com maior produção de arroz da Califórnia, autoridades projetam um impacto de US$ 2,4 bilhões na economia em virtude da queda na produção de arroz e outras culturas.

Os agricultores dizem, porém, que não estão prontos para desistir do arroz. Muitos querem a opção de cultivá-lo sempre que possível, para que não sejam muito dependentes de outras culturas. Os pesquisadores preveem que as secas continuarão, com previsão de piora por causa das mudanças climáticas. Ainda assim, há esforços no estado para aumentar as opções de armazenamento de água para os anos mais secos. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.