ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

29/Jul/2022

RS: setor arrozeiro pede alteração no regime do ICMS

As entidades representativas do setor arrozeiro participaram de reunião no dia 27 de julho com o governador do Rio Grande do Sul, Ranolfo Vieira Júnior, e com a Secretaria da Fazenda do Estado para debater alterações urgentes no regime tributário relativo ao Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) do Estado. A reunião contou com a presença da Federarroz, Sindapel, Fearroz e Sindarroz.

Segundo as entidades, a cadeia rizicultora do Estado vem perdendo espaço no suprimento dos principais mercados consumidores de arroz no Brasil em razão da falta de competitividade, já que Estados como Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia e Espírito Santo operam com isenção do ICMS na comercialização interna do arroz. Segundo Federarroz, apesar de meses de negociação, o governo não revelou, até o momento, sensibilidade aos alertas que vêm sendo apresentados pelas entidades do setor.

A entidade acredita que haja a possibilidade de extinção do setor, que é umas das principais culturas agrícolas do Rio Grande do Sul. O Estado é responsável pela produção de mais de 70% da safra de arroz do País, mas já há projetos de redução da área plantada para o período 2022/2023. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.