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08/Jul/2022

Fretes: empresas optam por negociações digitais

Na tentativa de reduzir gastos em um momento de inflação em alta e renda da população em queda, os transportadores de grãos essenciais no consumo dos brasileiros estão apostando mais na digitalização dos fretes. Segundo informações da Fretebras, plataforma online de transporte de cargas que atua na América Latina, o volume de fretes de arroz e feijão tem crescido no País. No caso do arroz, o número de cargas transportadas aumentou 69% entre maio de 2021 e maio deste ano, intervalo em que os fretes do feijão cresceram 6%. Esse movimento revela que os transportadores têm tentado conter o aumento de custos. O grande fator por trás da digitalização das rotas é a pressão da inflação sobre os custos do transporte, puxada principalmente pelo aumento do diesel. O mercado tem notado que a contratação de autônomos usando aplicativos de frete tem gerado mais economia. O custo do frete terceirizado chega a ser 30% menor do que o do transporte próprio, a depender da rota. O uso de plataformas ajuda as empresas a fazer um número maior de fretes, com mais rentabilidade e eficiência. Fonte: Valor Online. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.