ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

14/Abr/2022

Arroz de sequeiro: Zarc para o ano-safra 2022/2023

Nesta quarta-feira (13/04), foram publicadas no Diário Oficial da União as portarias de n° 15 a 30, que trazem o Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc), ano-safra 2022/2023, para o cultivo do arroz de sequeiro. O plantio do arroz pode ser feito em todas as regiões do Brasil, em variadas condições climáticas. O cereal exige umidade do solo e se desenvolve normalmente quando é sujeito a longos períodos de luz e temperaturas adequadas, que variam entre 20°C e 35°C para se obter um bom desenvolvimento.

O modelo agroclimático aplicado ao estudo de Zarc permitiu a identificação de datas de plantio mais favoráveis, por níveis de riscos, a partir de análises térmicas e hídricas. Os agricultores que seguem as recomendações do Zarc estão menos sujeitos a sofrer impactos com os riscos climáticos e poderão ser beneficiados pelo Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro) e pelo Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR). Muitos agentes financeiros só permitem o acesso ao crédito rural para cultivos em áreas zoneadas e para o plantio de cultivares indicadas nas portarias de zoneamento, por exemplo, as recomendações do plantio do arroz.

Produtores rurais e outros agentes do agronegócio podem acessar por meio de tablets e smartphones, de forma mais prática, as informações oficiais do Zarc, facilitando a orientação quanto aos programas de política agrícola do Governo Federal. O aplicativo móvel Zarc Plantio Certo foi desenvolvido pela Embrapa Agricultura Digital (Campinas/SP). Os resultados do Zarc também podem ser consultados e baixados por meio da plataforma “Painel de Indicação de Riscos”. Fonte: Ministério da Agricultura. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.