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17/Fev/2022

Carrefour: Atacadão eleva vendas no 4º trimestre

O Atacadão chegou a R$ 16,7 bilhões de vendas brutas no quarto trimestre de 2021. O número representa alta de 6,6% em relação ao observado no mesmo período de 2020. No entanto, no conceito 'mesmas lojas' (que leva em conta apenas estabelecimentos que já estavam abertos um ano antes) houve queda de 5%. A queda tem a ver com a forte alta apresentada no mesmo período do ano anterior, que foi de 27% no conceito 'mesmas lojas' (que a companhia chama de 'like for like').

De todo modo, a persistente inflação também afetou o poder de compra da população. O IPCA Alimentação em Domicílio encerrou o ano em 8,2% (10,4% no trimestre) segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Assim, a queda nos volumes era esperada. A partir de janeiro de 2022, a expectativa é de que haja uma normalização gradual nos níveis de volume e, consequentemente, no LFL (conceito mesmas lojas) do Atacadão.

A empresa inaugurou nove novas lojas do atacarejo no trimestre. Comprometida em acelerar o ritmo de expansão e em linha com o anunciado no início de 2021, nos últimos 12 meses foram inauguradas 44 lojas Cash & Carry (sendo 22 Makro e 22 lojas orgânicas) e 3 operações de atacado de entrega. A companhia encerrou o ano de 2021 com 250 lojas Cash & Carry e 33 atacados de entrega.

O Grupo Carrefour Brasil afirmou que a companhia ganhou 40 pontos em sua fatia de mercado sobre os concorrentes. Esse crescimento é importante, pois o líder do setor terá vantagens na operação. Em janeiro, foi mantida a mesma tendência positiva de ganho de marketshare (fatia de mercado). No Atacadão, as vendas no conceito 'mesmas lojas' estão em alta de um dígito médio.

O Grupo Carrefour Brasil acredita em uma inflação alimentar mais controlada em 2022, devido à política de alta de juros do Banco Central. A percepção é de que o índice está desacelerando neste início de ano, mas segue sendo uma inflação forte que impacta categorias básicas. Chama a atenção a alta de margem Ebitda do grupo em relação a 2019, mesmo em um ano desafiador para o varejo, devido à inflação. A rentabilidade do varejo voltou a níveis de 2019, mas ele traz dados e rentabilidade para o Banco Carrefour, por exemplo.

O modelo não pode ser visto isoladamente, mas, sim, como peça de um ecossistema completo. Compras de oportunidade de volume em época inflacionária possibilitaram uma rentabilidade alta para o Atacadão. No entanto, os níveis históricos de margem (entre 7% e 7,5%) devem se manter. Do lado do Banco Carrefour, os índices de inadimplência cresceram devido ao envelhecimento da carteira. Mas, estão sob controle. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.