ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

17/Jan/2022

RS: perdas ainda pontuais nas lavouras de arroz

Segundo boletim divulgado pelo Instituto Rio-Grandense do Arroz (Irga) sobre a estiagem no Estado, referente ao período de 7 a 14 de janeiro, a situação da cultura de arroz irrigado nas seis regiões arrozeiras do Rio Grande do Sul vem se desenvolvendo de forma satisfatória. Foram registradas, até o momento, apenas perdas e deficiências hídricas pontuais. Esses casos se agravam a cada dia, mas poderão ser amenizados se houver chuvas nas próximas semanas.

Os casos mais graves estão localizados na área Central do Estado. A situação vem se agravando principalmente nas lavouras irrigadas por pequenos rios e arroios, que já apresentam vazão insuficiente para irrigação, em especial nos municípios da região de Candelária. Pelo menos 10% da área da região está com problemas de irrigação. Se não houver chuvas intensas nos próximos dias, as perdas na produtividade podem ser significativas.

A meteorologia informa que há previsão de chuvas, ainda de forma mais isolada. Entre esta segunda-feira (17/01) e terça-feira (18/01), a frente fria ganhará força, devendo provocar chuva mais intensa nas regiões de fronteira com o Uruguai. Entre os dias 19 e 29 de janeiro, a chuva será intercalada por períodos de melhoria no tempo. Ou seja, chuva intercalada com períodos em que o sol aparecerá. Fonte: Irga. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.