ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

02/Dez/2021

Camil investe em produção de energia renovável

A Camil Alimentos informa que concluiu, em 18 de novembro, sua primeira emissão de debêntures com selo verde (R$ 150 milhões correspondentes à 1ª série) para investimento na construção de uma nova termelétrica. A iniciativa possibilitará o aumento da capacidade da companhia de geração de energia renovável utilizada nas unidades industriais de grãos no Brasil.

Com a nova termoelétrica, movida a biomassa, a Camil quer aproveitar a casca de arroz proveniente de uma de suas operações de beneficiamento para a geração de energia. A casca do arroz tem alto poder calorífico e regularidade térmica próprios para a produção de processos termelétricos, sendo uma alternativa mais sustentável frente a combustíveis fósseis.

A nova unidade tem previsão de entrar em operação em 2023 e incrementará a capacidade de sua geração de energia através da utilização de casca de arroz. No Brasil, 95% da energia consumida pelas unidades industriais pela Camil provém de fontes renováveis, das quais 43% foram por meio de geração própria no último ano.

A geração é realizada do volume de cascas oriundo do processo industrial como combustível em duas pequenas centrais termelétricas da Companhia, localizadas nas cidades de Itaqui e Capão do Leão (RS). A empresa vem aumentando a geração própria nos últimos anos, registrando incremento anual de 7% de geração própria no exercício encerrado em fevereiro de 2021. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.