ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

03/Set/2021

Alta no frete marítimo afeta exportações de arroz

Segundo a Associação Brasileira da Indústria do Arroz (Abiarroz), o aumento do custo do frete marítimo comprometeu as exportações de arroz este ano. Em maio, o incremento do frete percebido pela indústria de arroz era de 160%, em média, ante 2020. Em agosto, a média foi de alta de 217%. Houve perda de competitividade ante os concorrentes no mercado externo com o aumento do frete marítimo e com os preços elevados no mercado doméstico.

Diante dessa conjuntura, será difícil a indústria atingir a previsão de exportações de 1,150 milhão de toneladas na temporada 2020/2021. A média desta safra foi de 81 mil toneladas por mês. Assim, será difícil atingir essa previsão até fevereiro. Para a temporada 2021/2022, a previsão de exportação da entidade é de 1,4 milhão de toneladas, mesma estimativa da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Há preocupação com o custo industrial elevado e com o alto frete internacional. Esse cenário pode dificultar a elevação das exportações no próximo ano. O setor busca a queda de barreiras fitossanitárias e comerciais e aberturas de novos mercados. Há negociação com a China para abertura de mercado. Para o mercado interno, a perspectiva da indústria é de manutenção do consumo doméstico na safra 2021/2022. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.