ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

05/Ago/2021

La Niña pode atingir áreas de arroz em 2021/2022

Segundo o Sistema de Monitoramento e Alertas Agroclimáticos (Simagro-RS), o trimestre (agosto, setembro e outubro) ainda permanecerá sem influência de eventos climáticos globais, o que manterá o restante do inverno e o começo da primavera com padrões próximos da média no Rio Grande do Sul. Nos próximos meses há previsão de retorno do fenômeno La Niña, o que poderá provocar a redução da chuva no último trimestre de 2021. Para este mês e o próximo, as precipitações deverão se manter próximas da média na maioria das regiões.

Somente algumas áreas da Campanha poderão ter valores um pouco superiores ao normal em agosto. Em outubro, a previsão indica a redução da chuva, sendo esperados volumes abaixo da média em grande parte do Estado, com maior diminuição da precipitação na Metade Leste. O prognóstico das temperaturas mínimas e máximas indicam valores abaixo da normalidade em todo o Rio Grande do Sul, com elevação natural das máximas entre setembro e outubro. Em agosto, as chuvas devem ficar próximas da média na maior parte do Rio Grande do Sul e levemente acima na região da Campanha. Em setembro, os totais serão próximos da normalidade em todo Estado.

Para outubro, a previsão é de clima seco na Metade Leste e chuvas levemente abaixo da média nas demais regiões. Em agosto, as temperaturas ficarão abaixo do padrão climatológico na maioria das regiões, com valores menores nas Missões. Para setembro, as temperaturas devem ficar abaixo da normalidade em todo Estado. Para outubro, a previsão é de temperaturas um pouco abaixo do normal nos setores Sul, Leste e Norte e próximos da média no restante das regiões. Fonte: Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.