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22/Abr/2021

Intenção de consumo das famílias tem forte recuo

Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), os brasileiros ficaram menos propensos às compras em abril. O indicador de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) caiu 2,5% em relação a março, descendo a 70,7 pontos, o pior patamar para meses de abril da série histórica iniciada em 2010. Em relação ao mesmo período em 2020, o indicador teve uma retração de 26,1%.

O resultado é decorrente do agravamento da pandemia de Covid-19 no País, uma vez que, em meio ao ambiente de incertezas e avanço ainda lento da vacinação, os consumidores ficam mais cautelosos. Na passagem de março para abril, todos os componentes registraram perdas: emprego atual (-0,5%, para 88,9 pontos); perspectiva profissional (-3,4%, para 84,4 pontos); renda atual (-1,4%, para 77,4 pontos); acesso ao crédito (-2,4%, para 83,1 pontos); nível de consumo atual (-4,3%, para 52,8 pontos); perspectiva de consumo (-3,8%, para 64,7 pontos) e momento para compras de bens de consumo duráveis (-3,0%, para 43,4 pontos).

A proporção de famílias que avaliam a renda atual como pior do que no ano passado subiu de 40,3% em março para 41,3% em abril. O total que considera o nível de consumo em abril menor do que no ano passado avançou de 58,0% para 59,9% no período. As famílias voltaram a apresentar desconfiança em relação às medidas tomadas pelo governo e à velocidade com que a recuperação econômica vai acontecer. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.