ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

04/Mar/2021

Supermercados: setor cresce em meio à pandemia

Para a Associação Brasileira de Supermercados (Abras), o ano de 2020 foi desafiador e levou ao fechamento de empresas, queda de postos de trabalho e outros desafios. Assim, o número de queda do PIB anunciado nesta quarta-feira (03/03) já era esperado e ainda foi menor do que o previsto pelo mercado. Para o setor supermercadista, porém, o cenário foi outro, com crescimento de 9,86% no ano.

Por ser essencial, o setor supermercadista permaneceu funcionando durante toda a pandemia, além disso, devido ao isolamento social, a população acabou priorizando o consumo dentro do lar, e isso impactou no resultado do setor em 2020, que chegou a 9,36% de crescimento, ante 3,9% projetado no início do ano. Para 2021, a projeção do Índice de Vendas da Abras é de 4,5%.

O setor está otimista com a chegada das vacinas. A volta do auxílio emergencial também deverá influenciar nas vendas. A Associação Paulista de Supermercados (Apas) afirma que o setor contribuiu para manter o giro de dinheiro na economia, além de gerar novos 18 mil postos de empregos no estado de São Paulo.

Assim, novas restrições em função do recrudescimento da pandemia, podem levar novamente a uma absorção de consumo dos supermercados. Com o conhecimento adquirido em 2020, possíveis novas quarentenas em 2021 serão prontamente absorvidas pelo setor supermercadista, mantendo o consumo das famílias e o abastecimento em dia, contribuindo, portanto, para o PIB do País. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.