ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

01/Dez/2020

Brasil e Argentina: países buscam reaproximação

O presidente da Argentina, Alberto Fernández, defendeu deixar as diferenças do passado e trabalhar com o Brasil em um acordo de preservação ambiental. Em conversa com o presidente Jair Bolsonaro, nesta segunda-feira (30/11), o líder argentino manifestou preocupação com o tema do meio ambiente. Os dois presidentes tiveram uma conversa por videoconferência. O ex-presidente José Sarney também participou da reunião, marcada oficialmente para celebrar 35 anos do encontro entre Sarney e o ex-presidente argentino Raúl Alfonsín em Foz do Iguaçu (PR). De acordo com o comunicado do governo da Argentina, Fernández manifestou preocupação com a agenda ambiental do Brasil.

Jair Bolsonaro é pressionado internacionalmente por dar respostas efetivas ao desmatamento na Amazônia e no Pantanal. Recentemente, acusou outros países pela extração ilegal de madeira no Brasil e pediu para não ser chamado de "inimigo do meio ambiente". O governo argentino sugeriu que os países devem trabalhar juntos no tema ambiental. O encontro serviu como um gesto de reaproximação entre os dois países, tradicionais parceiros comerciais, após Jair Bolsonaro manter uma relação conflituosa país vizinho. Fernández falou em deixar as diferenças do passado e encarar o futuro com as ferramentas que funcionam bem entre os dois países para potencializar todos os pontos de acordo.

Ele também defendeu uma negociação com o Brasil na área de gás natural. A Argentina defende a construção de um gasoduto até Porto Alegre. Para o presidente da Argentina, o encontro dá ao Mercosul o impulso necessário e é imperioso que Brasil e Argentina o façam juntos. Bolsonaro, por sua vez, destacou o bloco econômico como o principal pilar de integração entre os países e expressou vontade em avançar com interesses comuns, em especial, no âmbito no turismo. O presidente brasileiro também destacou a integração das Forças Armadas para o combate ao narcotráfico e ao crime internacional. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.