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29/Out/2020

Porto de Rio Grande (RS) receberá navios maiores

O Porto de Rio Grande (RS) passará a receber navios de até 366 metros de comprimento após a conclusão de obras de dragagem que duraram dois anos, com investimento federal de R$ 500 milhões. O novo calado foi homologado na segunda-feira (23/10). Graças à remoção de mais de 16 milhões de metros cúbicos de sedimentos, o calado operacional do chamado canal interno, onde estão os terminais portuários mais importantes e com o maior fluxo de cargas, aumentou de 12,8 metros para 15 metros.

A profundidade do calado, que era de 14,2 metros, passou a ser de 16,5 metros. A capacidade de movimentação passa a atender aos padrões internacionais de navegação. O porto poderá receber embarcações de até 366 metros, um aumento de 29 metros em relação à capacidade anterior, de 337 metros. O governo do Estado se comprometeu a atender à demanda de investidores de dragagem permanente.

Está sendo montando um termo de referência para que, no primeiro semestre do ano que vem, seja possível começar a fazer um investimento de R$ 30 a R$ 40 milhões anuais em dragagem no Porto, garantindo permanentemente as cargas dos navios que chegam e saem do Rio Grande do Sul, afirmou o governador do Estado, Eduardo Leite. Segundo o superintendente dos Portos do Rio Grande do Sul, em virtude do compromisso, foi possível homologar o novo calado com 15 metros, e não com os 14 metros inicialmente previstos.

É a primeira vez que é homologado, isso quer dizer que, com a certificação da Marinha, que é a autoridade portuária, será possível garantir fretes mais baratos e seguros. Isso atrairá armadores internacionais e mais cargas. Com o novo calado, o Porto de Rio Grande se incorpora à rota das grandes viagens internacionais e se solidifica como um grande ponto de parada do País e da América Latina, afirmou o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas.

Os terminais privados que operam contêineres, granéis agrícolas, fertilizantes, cargas petrolíferas e petroquímicas no Porto de Rio Grande movimentam mais de 40 milhões de toneladas por ano. A capacidade instalada é de 50 milhões. Junho foi o melhor mês da história do Porto, com movimentação de mais de 4,4 milhões de toneladas em 30 dias. O primeiro semestre foi o segundo melhor em total de cargas, com 19,9 milhões de toneladas, aumento de 6,97% ante igual período de 2019. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.