ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

17/Abr/2020

Varejo: as 10 categorias mais vendidas em abril

Do início de abril até agora, a categoria de pães é a mais presente na cesta de compras do shopper, registrando incidência superior a 24%. Logo em seguida aparecem os legumes, recorrentes em 22% dos tíquetes. As frutas, sempre associadas à alimentação saudável, aparecem em quinto lugar entre os produtos mais adquiridos nesta primeira quinzena do mês. As informações são da HORUS e se baseiam nos dados das notas fiscais de compras dos clientes do autosserviço acima de 5 chekouts e de lojas do formato cash & carry em diversas praças do Brasil. Além de alimentos básicos, o monitoramento também mostra a forte presença de categorias mais associadas à indulgência no carrinho de compras do brasileiro nesta fase do distanciamento social. É o caso de biscoitos, o terceiro item com maior incidência entre as escolhas do shopper, e também dos chocolates, em quarto lugar – mesmo analisando somente os dias posteriores à Páscoa, o produto segue com boa procura.

Essa mescla entre alimentos básicos e itens com apelo à indulgência continua da 6ª até a 10ª posição, na seguinte ordem: refrigerantes, leite UHT, cerveja, snacks/salgadinhos e massas alimentícias. Com sua metodologia digital de coleta de dados, sem necessidade de auditorias presenciais nos pontos de venda, a HORUS segue normalmente com seu monitoramento diário que permite acompanhar, de perto, as tendências de consumo, a dinâmica das vendas e as mudanças de hábitos do shopper, por meio de informações como tíquete médio, número médio de itens, incidência em diferentes cestas de consumo e categorias de produtos, comparação do comportamento de compra entre diferentes categorias, fabricantes, regiões e canais, além de comparação do preço médio, entre outros dados. Fonte: SA Varejo. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.