18/Dez/2019
Dados da Nielsen trazem constatações importantes sobre a evolução do formato de loja que mais cresce. Alguns resultados são surpreendentes. Confira:
Crescimento 2018
12,3% Atacarejo
12% Comércio Eletrônico
3% Supermercados Médios
Além de avançar mais do que outras lojas físicas, formato rivaliza em crescimento de vendas até mesmo com o aquecido segmento de e-commerce.
Expectativa de economia
11% hoje
15% há 3 anos
20% Há 5 anos
Shopper ainda espera pagar menos em relação a outros canais, mas já entende que nem sempre há diferença.
Participação das novas lojas no crescimento
13% em 2018 x 2017
33% em 2017 x 2016
Expansão ainda é realidade no modelo, mas avanço passa a depender menos de inaugurações.
Quantidade média de itens adquiridos por compra
25 em 2018
23 em 2017
Sortimento passou a agregar maior variedade. Hoje, um cash&carry conta, em média, com 80% a 85% do mix de um hiper ou supermercado – no passado essa representatividade era de apenas 40%. Perecíveis e produtos de higiene e beleza são bons exemplos de itens com maior presença, mas desafio de crescer mais nesses setores continua.
Dicas para um atacarejo não perder vendas
Mantenha os checkouts abertos: Enquanto o supermercado é mais associado à experiência de compra, o shopper se acostumou com as características próprias do atacarejo. Ele sabe, por exemplo, que vai enfrentar filas, mas tem a percepção de que encontrará todos os checkouts abertos, dando a sensação de menor tempo de espera. Estoque na área de vendas não incomoda, mas funcionários devem estar atentos: O público já sabe que o sortimento é mais enxuto do que em outros formatos e não se incomoda com a estocagem de mercadorias na própria área de vendas. Ao perceber que algo desejado está em um pallet superior, porém ainda não foi reposto, muitos shoppers não hesitam em chamar um funcionário.
No entanto, é claro que o cliente prefere encontrar de cara o produto, devidamente precificado e em uma gôndola organizada. Aproveite oportunidades de execução: o backlight é um recurso nobre para visibilidade dos produtos no atacarejo. Áreas de exposição junto a esse espaço receberam produtos de limpeza em caixas abertas. Resultado: aumento superior a 400% no sell out. Ilhas e displays 4way também apresentam bons resultados. Uma novidade, que começa a ser feita, é a venda de espaço na região dos checkouts, comum em outros formatos.
Fonte: SA Varejo. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.