ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

29/Nov/2019

Mercosul: novo presidente argentino defende bloco

O presidente eleito da Argentina, Alberto Fernández, se mostrou decidido a aprofundar a inserção de seu país no Mercosul, apesar da troca de farpas que tem complicaram as relações com o Brasil, seu maior parceiro no bloco comercial sul-americano. Segundo Fernandez, será aprofundado o acordo com o Mercosul e nenhuma disputa pessoal prejudicará a Argentina.

O presidente eleito fez as declarações sobre o bloco, que integra também o Uruguai e o Paraguai, durante uma conferência organizada pela União Industrial Argentina em Buenos Aires. A relação entre Fernández e o presidente brasileiro Jair Bolsonaro ficou tensa depois que o peronista viajou ao Brasil, durante a campanha eleitoral, para apoiar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva enquanto ele ainda estava na prisão, o que gerou críticas de Bolsonaro.

As tensões se aprofundaram após a vitória de Fernández e sua vice, a ex-presidente Cristina Kirchner, nas eleições de 27 de outubro. No entanto, declarações de Bolsonaro afirmando que seu governo aspira a ter um relacionamento pragmático com Fernández e manter os laços comerciais bilaterais provocaram reação positiva de Fernández, que elogiou a atitude do presidente brasileiro.

O ministro das Relações Exteriores do Brasil afirmou recentemente que no lado argentino existe uma visão contrária aos postulados básicos do bloco, em referência às políticas populistas que o governo brasileiro teme que o próximo executivo argentino aplique. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.