ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

05/Set/2019

Indicador do Arroz em Casca sobe ao longo do mês

Os preços de arroz em casca subiram em agosto, recuperando parte das perdas registradas em julho, devido ao maior interesse comprador e à restrição vendedora. Entretanto, a nova safra começa com valores menores que os registrados no mesmo período de 2018. O fato é que, apesar da pouca disponibilidade, mesmo com importações recordes, o baixo consumo interno e a queda nas exportações acabam prevalecendo e nem mesmo os menores estoques de passagem esperados para o início de 2019 estão conseguindo sustentar os valores.

Os produtores optam em negociar outros produtos, restringindo o interesse pela venda do arroz em casca. Pontualmente, os produtores ofertam mais arroz para fazer caixa, para cumprir com as despesas do início do cultivo da nova safra 2019/2020. Além disso, os vendedores também se retraíram, devido à aprovação pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) de prorrogação das parcelas das operações de crédito rural de custeio da cultura do arroz.

O Indicador ESALQ/SENAR-RS, para o produto com 58% de grãos inteiros, apresenta leve alta de 0,2% nos últimos sete dias, cotado a R$ 44,93 por saco de 50 Kg. Em agosto, o aumento foi de 4,4% e na parcial do ano (janeiro a agosto), de 11,5% A média mensal do Indicador em agosto, de R$ 43,75 por saco de 50 Kg, ficou apenas 1,6% acima da média de julho/2019, porém, está 5,5% menor que a média de agosto/2018. Fonte: Cepea. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.