ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

23/Ago/2019

Estoques privados: estatísticas sofrerão mudanças

De acordo com palestrantes em evento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) nesta quinta-feira (22/08), as estatísticas de estoques privados no Brasil não são totalmente transparentes e podem passar por mudanças. O problema é a questão da falta de transparência dos estoques privados no País. Isso dificulta muito a avaliação do comportamento dos preços, se está refletindo excesso ou não de estoques. No caso da soja: houve exportação recorde no ano passado, e os estoques ficaram muito baixos, quando foi feito o balanço de oferta e demanda. Foi aventada a possibilidade de subestimativa.

Estão sendo estudadas metodologias com as quais se possa confrontar o levantamento da Conab para haver maior grau de certeza no segmento: há revisitas na área e possibilidade de verificar, com uso de geotecnologia, a questão de produtividade, se é possível ver se em algum lugar as informações de produtividade estão subestimadas ou subreportadas. Esses passos são tomados, inicialmente, para soja.

O ex-ministro da Agricultura Roberto Rodrigues afirmou que não se sabe exatamente os níveis dos estoques do País, e destacou a importância da Conab para providenciar esses dados. Não há estatísticas suficientes. Para ele, o papel da Conab em previsão de safra, estatísticas críveis sobre volume disponível em tempo real, é essencial para qualquer estratégia de desenvolvimento da agricultura brasileira. Não há como fazer uma estratégia que funcione para evoluir sem saber o quanto é produzido e o quanto está guardado. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.