ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

26/Jul/2019

Mercosul passará por reformas após acordo com UE

Segundo a Secretaria de Comércio Exterior (Secex), o acordo entre o Mercosul e a União Europeia vai ser um catalisador de reformas dentro do bloco sul-americano e é isso que a equipe econômica está buscando. A ideia é que a partir desse acordo com a União Europeia seja possível promover reformas dentro do Mercosul que permitam maior flexibilidade, maior modernização para que o bloco possa se adaptar aos desafios.

As negociações poderão ser acirradas entre os países do bloco sul-americano, o que é normal, mas serão escolhidos critérios e haverá muito debate até que se feche o acordo definitivo. A partir de agora terá que ser feita a divisão. Foram recebidas cotas da União Europeia, cotas por exemplo de carnes de 99 mil toneladas, vai ter que ter uma divisão dentro do Mercosul. O nível dessas cotas ainda não foi definido, mas é um dos temas que será objeto de debate. Ainda não há uma data específica para a divisão das cotas.

Haverá um debate interno dentro do Mercosul e vai se buscar critérios para fazer a alocação dessas cotas. De qualquer forma, ainda faltam muitas etapas para o acordo ser concluído e existem muitos obstáculos. Existem produtos sensíveis que mesmo que tenham tarifa zero não serão importados. A conclusão das negociações é uma boa notícia, mas não é o fim do processo. É o início de um processo de natureza política com todas as implicações que isso tem. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.