ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

10/Jul/2019

Brasil e Paraguai avaliam períodos de exportação

Durante a reunião com o ministro da Agricultura do Paraguai nesta terça-feira (09/07), a ministra Tereza Cristina propôs a organização de um acordo entre o setor privado dos dois países sobre os períodos de exportação de arroz. Segundo ela, a entrada do produto no Paraguai no Brasil não envolve problema de volume. São questões pontuais de impostos em determinados estados e o período de importação.

Segundo a ministra, a força exercida por comerciantes nos meses em que a produção é colhida pressiona o preço do produto para baixo. Ela acrescentou que os produtores têm sofrido muito com o preço. Neste ano, houve quebra de produção, com a cheia e depois seca e mesmo assim, o preço não recuperou para compensar custos de produção.

Segundo ela, esse é um problema em todo o Mercosul, no Uruguai, no Paraguai e Brasil. Apesar de não ser assunto do governo, a ministra afirmou que é possível ajudar na organização de discussões para melhorar a situação. A ministra comentou ainda que tem trabalhado juntamente com secretários do Ministério da Agricultura para ampliar mercados em vez de disputar espaço no Mercosul. Fonte: Ministério da Agricultura. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.