22/Jan/2025
As plataformas de compras virtuais estão em uma posição estratégica para impulsionar a sustentabilidade no mercado e na sociedade. A visão é do executivo Daniel Mazini, que preside a Amazon no Brasil. Para ele, o que fundamenta essa posição é o fato de o e-commerce ser um canal já consolidado de varejo com múltiplas categorias, ampliando a possibilidade de acesso a produtos sustentáveis. Além disso, ele lembra que as plataformas são fundamentais para fornecer informações detalhadas aos consumidores sobre os produtos à venda, oferecendo aos clientes a possibilidade de medir o impacto ambiental de suas escolhas e optar por um consumo mais consciente. “Essas plataformas têm um papel social importante ao influenciar positivamente seus parceiros e fornecedores, promovendo práticas sustentáveis ao longo de toda a cadeia produtiva”, diz Mazini.
“Assim, o e-commerce não apenas facilita o acesso a produtos, mas também lidera um movimento mais amplo de responsabilidade ambiental.” De olho nessa perspectiva, a Amazon passou a disponibilizar no Brasil, em dezembro, uma ferramenta em sua barra de buscas que filtra e identifica características sustentáveis nos produtos, como processo de fabricação com menor impacto ambiental e matérias-primas seguras para o meio ambiente. Segundo dados da companhia, a iniciativa chamada Climate Pledge Friendly usa como base informações de mais de 40 certificações ESG. Entre os selos que chancelam os produtos estão: Orgânicos do Brasil, Rainforest Alliance, Fair for Life e Forest Stewardship Council. Além do Brasil, o programa já está disponível em países da América do Norte, da Europa (como Reino Unido, Alemanha, França, Itália e Espanha) e no Japão. Segue a entrevista:
Por que a Amazon decidiu identificar produtos com características sustentáveis?
Daniel Mazini: Parte de nossos compromissos com sustentabilidade é promover a melhor experiência aos clientes, então inovamos constantemente para facilitar escolhas mais sustentáveis ao comprar, com maneiras simples de encontrar produtos correspondentes aos valores ambientais e éticos deles. Quando pesquisam os produtos, os clientes já podem identificar facilmente o selo de características sustentáveis dos itens elegíveis. Clicando no selo, eles têm acesso a informações detalhadas sobre as práticas sustentáveis associadas ao produto e certificadas. Desenvolver soluções sustentáveis é tão essencial quanto torná-las acessíveis. Isso permite que os consumidores encontrem e adquiram produtos mais responsáveis de forma simples e intuitiva.
Há algum tipo de bonificação ou desconto para os clientes que optam por esses produtos?
Daniel Mazini: Não. O principal objetivo é fomentar a conscientização para um mundo mais sustentável ambientalmente. Com o programa, conseguimos promover mais visibilidade a produtos caracterizados como sustentáveis. Lançamos ele recentemente no Brasil e já temos dezenas de milhares de produtos com selo. Estamos em fase de expansão acelerada, mas de forma cautelosa, afinal, para ser considerado um produto certificado, temos altos padrões que reconhecem características sustentáveis de produtos por certificações externas.
Como são filtradas as certificações?
Daniel Mazini: Utilizamos uma abordagem que prioriza as questões ambientais e de sustentabilidade mais relevantes relacionadas a todo o ciclo de vida de um produto. Por exemplo, se estamos olhando para móveis de madeira, queremos encontrar uma certificação que aborde como a madeira é obtida e como o produto é criado. A iniciativa não apenas beneficia nossos clientes, mas também gera oportunidades para nossos parceiros de vendas, ampliando a visibilidade e a conversão (de compra) de produtos que atendem a padrões ambientais certificados.
Quais contribuições que plataformas de e-commerce podem oferecer ao mercado e à sociedade no tema de sustentabilidade?
Daniel Mazini: As plataformas de e-commerce têm uma posição estratégica para impulsionar a sustentabilidade no mercado e na sociedade. Primeiro, atuando como um canal consolidado de varejo, multicategorias, capaz de promover e ampliar o acesso a produtos sustentáveis e de conectar consumidores a fornecedores que priorizam práticas ambientalmente corretas. Além disso, são fundamentais em fornecer informações claras e detalhadas para os consumidores a respeito do impacto ambiental de suas escolhas, o que incentiva o consumo consciente. Essas plataformas ainda têm um papel social importante ao influenciar positivamente seus parceiros e fornecedores, promovendo práticas sustentáveis ao longo de toda a cadeia produtiva.
E quanto às operações?
Daniel Mazini: No âmbito operacional, o e-commerce tem o poder de transformar a logística, otimizando rotas de entrega, reduzindo desperdícios e investindo em tecnologias que minimizem as emissões de carbono. Por exemplo, com a ajuda da IA, conseguimos promover iniciativas para reduzir nosso impacto ambiental. Usamos algoritmos de machine learning (aprendizado de máquina) para definir o melhor tamanho de embalagens e as rotas mais eficientes de entrega, reduzindo materiais brutos, espaços nos caminhões, tempos de entrega, consumo de combustível e emissões de carbono. Além disso, desenvolvemos um programa corporativo importante, o Ships in Product Packaging (SIPP), que tem o objetivo de reduzir a utilização de embalagens secundárias usando a embalagem original do fabricante. No Brasil, cerca de 8% dos envios já são realizados dessa maneira e isso contribui para evitar o uso de mais de 3 milhões de toneladas de embalagens de entrega globalmente na Amazon desde 2015.
A Amazon percebeu alguma modificação no comportamento do cliente, no sentido de ele estar mais inclinado à compra de produtos amigáveis ao meio ambiente?
Daniel Mazini: Itens e programas relacionados à sustentabilidade têm maior conversão (de compra) em nossas lojas. Nos últimos anos, consumidores estão cada vez mais conscientes do impacto ambiental de suas escolhas. Essa tendência se reflete claramente em um interesse crescente por produtos fabricados com materiais sustentáveis, com embalagens recicláveis ou que demonstrem um compromisso com práticas éticas e responsáveis. Essa mudança não é apenas uma preferência momentânea, mas um movimento significativo em direção a um consumo mais responsável.
Quais as oportunidades e os desafios que as plataformas encontram para terem uma operação mais sustentável no Brasil?
Daniel Mazini: O Brasil apresenta um cenário único, repleto de oportunidades logísticas para avançar ainda mais em operações mais sustentáveis. Por um lado, a diversidade geográfica e a riqueza em recursos naturais criam um ambiente propício para o desenvolvimento de soluções inovadoras, como o uso de energias renováveis nos centros de distribuição e a integração de veículos elétricos ou alternativos na logística. No entanto, desafios consideráveis ainda precisam ser enfrentados. A infraestrutura logística no Brasil, especialmente em áreas remotas, apresenta complexidades para a distribuição de pacotes. Entendemos que a constante preocupação com os negócios, planeta e clientes vai trazer diferentes desafios e resultados a cada ano. Vamos seguir inovando, priorizando o aperfeiçoamento contínuo e a descarbonização de nossas operações. (Shagaly Ferreira)
Fonte: Broadcast Agro.