ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

04/Sep/2024

SouABR terá desconto nos juros do crédito rural

O Ministério da Agricultura vai incluir o programa SouABR (Algodão Brasileiro Responsável) no rol de programas de boas práticas rurais certificados pela pasta. O anúncio foi feito nesta terça-feira (03/09) pelo ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, na abertura do Congresso Brasileiro do Algodão (CBA), realizado pela Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), em Fortaleza (CE). Esse certificado é um reconhecimento público, que será publicado no Diário Oficial da União, do SouABR. Com esse reconhecimento, todos os produtores que têm o certificado SouABR ganham um desconto de 0,5% nas taxas de juros do Plano Safra. É um reconhecimento do trabalho feito pelo setor.

O SouABR é um selo da Abrapa que atesta que as lavouras são produzidas em conformidade com boas práticas socioambientais, sustentáveis e trabalhistas avaliadas com base em 183 critérios. A associação estima que 82% da produção nacional seja chancelada pelo certificado. O desconto nas taxas de juros atrelado a boas práticas ambientais, anunciado no Plano Safra 2024/2025, será válido a partir de 2 de janeiro de 2025. Além do desconto do 0,5% atrelado ao Cadastro Ambiental Rural (CAR) validado, os produtores poderão ter abatimento adicional de outro 0,5% nas taxas de juros das operações de custeio se participarem de programas de boas práticas certificados pelo Ministério da Agricultura.

São eles: Programa Produção Integrada do Ministério da Agricultura (PI Brasil-Mapa), Programa de Boas Práticas Agrícolas do Ministério da Agricultura (BPA-Mapa) e a Certificação Produtos Orgânicos Brasil, que, juntos, congregam 68 mil produtores credenciados. Agora, com o reconhecimento do governo, produtores certificados com o SouABR também serão beneficiados com menor taxa de juros nos financiamentos rurais. O ministro citou também a abertura de mercado do Egito para o algodão brasileiro, formalizada em janeiro de 2023, o que, segundo ele, é um símbolo da qualidade da pluma nacional. Todos sabem do reconhecimento do Egito como melhor algodão do mundo e o Brasil passou a vender para este mercado com o mesmo reconhecimento. O Brasil se tornou o maior exportador de algodão do mundo em maio deste ano. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.