20/Jun/2024
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e empresas da indústria têxtil e de moda, por meio da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), vão investir R$ 40,9 milhões para fomentar a venda de produtos brasileiros no exterior, considerando R$ 21,7 milhões de recursos da agência e R$ 19,2 milhões da contrapartida setorial. Os investimentos fazem parte do Texbrasil, programa de internacionalização do setor, que teve a 13ª renovação de convênio. O novo ciclo é referente ao biênio compreendido entre os meses de junho de 2024 a maio de 2026. O programa já atendeu mais de 1.800 empresas em cerca de duas décadas de realização e, atualmente, apoia cerca de 400 empresas dos segmentos de vestuário, têxtil, cama, mesa e banho, não-tecidos e tecidos tecnológicos.
Nesta nova etapa, as ações contemplarão a promoção de negócios, competitividade e qualificação, desenvolvimento estratégico, estímulo à inovação e práticas de sustentabilidade, defesa de interesses e posicionamento de marcas, além do compromisso de fortalecer e estimular empresas com lideranças femininas. Serão trabalhados 14 mercados-alvo internacionais, entre eles Estados Unidos, México, Colômbia, França, Espanha, África do Sul, Angola e Emirados Árabes Unidos. Historicamente, o setor vive problemas de competitividade internos com os produtos asiáticos, o que se agravou com a concessão do programa Remessa Conforme de isenção do Imposto de Importação para produtos de até US$ 50,00. A medida é revertida pela lei aprovada recentemente no Congresso Nacional, cujo texto cria o Programa Mobilidade Verde e Inovação (Mover).
A redação incluiu alíquota de 20% para esses produtos e a Abit esteve entre as instituições que apoiaram o movimento. O texto ainda depende de sanção da Presidência da República e de regulamentação. As importações do setor no primeiro trimestre de 2024 foram de US$ 1,61 bilhão, com crescimento de 7,76% em relação aos US$ 1,5 bilhão de igual período de 2023. As exportações diminuíram 13,28%, recuando de US$ 234 milhões para US$ 203 milhões. Com isso, o déficit da balança comercial saltou de US$ 1,26 bilhão para US$ 1,41 bilhão, significando avanço de 11,65%. O setor representa R$193,2 bilhões em faturamento anual e R$ 23,9 bilhões em impostos e taxas, segundo dados de 2022. Nesse cenário, as exportações representaram US$ 956 milhões e as importações, US$ 5,8 bilhões. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.