22/Jan/2024
A Louis Dreyfus Company (LDC) está realizando com a Brado, empresa de logística em contêineres, uma operação rara na logística brasileira chamada “block train”, em que um trem inteiro é fechado para um único cliente, para transportar algodão que será exportado à Ásia. A operação começou na recém-inaugurada rota comercial de Anápolis (GO) a Santos (SP), que conecta os trilhos da Ferrovia Norte-Sul e da Malha Paulista. O trem foi composto por 58 vagões carregados com 116 contêineres da Brado de 40 pés, que levam cerca de 2,9 mil toneladas de algodão em pluma de produtores do oeste da Bahia com destino a países asiáticos, especialmente a China. A LDC trabalha constantemente no desenvolvimento de parcerias-chave para mitigar os gargalos e potencializar volume de escoamento do algodão brasileiro para os principais mercados consumidores.
Os 14.573 fardos de pluma foram transportados das fazendas da Bahia em caminhões até o terminal multimodal no Porto Seco Centro-Oeste, localizado em Anápolis (GO), onde foram carregados nos contêineres e embarcados no trem. Depois, seguiram por mais de 1,5 mil quilômetros por trilhos até Cubatão (SP), e agora serão distribuídos em terminais portuários de Santos (SP). As duas companhias afirmaram que um dos principais diferenciais do transporte multimodal é a redução de emissão de gases de efeito estufa em comparação com uma rota exclusivamente rodoviária. A Brado ressaltou que em 12 anos de atuação é a segunda vez que este tipo de transporte acontece para a companhia. A primeira foi em 2021 no trecho entre Rondonópolis (MT) e Santos (SP), também liderada pela LDC. Toda a operação para que o block train aconteça é bastante complexa, desde o pré-embarque, passando pelo carregamento no trem, até o embarque no navio. Fatores que a tornam uma operação bastante rara.
O pré-embarque envolve maior atenção na operação fardo a fardo para a garantia de qualidade, o que exige um planejamento maior. Para o carregamento, toda a carga deve estar no terminal no momento certo para que a operação seja fique dentro do cronograma de saída do trem. A data de entrega da carga no porto também impacta. Todo pedido de exportação que a Brado recebe tem um cronograma de atendimento com base na chegada do navio no porto. Normalmente há variação de navios, podendo ser uma parte da carga de cada armador. É raro que os pedidos sejam para o mesmo navio e alocados dentro de um mesmo trem. Não há previsão da empresa de logística para o próximo block train até o momento. Em 2023, os clientes da companhia no segmento de algodão deixaram de emitir mais de 43 mil toneladas de gás carbônico (CO2) com o transporte ferroviário. Os dados foram coletados por uma ferramenta que calcula as emissões de gás carbônico evitadas com a multimodalidade, chamada Green Log, desenvolvida pela Brado. Fonte: Globo Rural. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.