15/Mai/2023
A Shopee, plataforma de comércio eletrônico com origem em Singapura, terá dois novos centros de distribuição no Brasil. Localizados na região metropolitana de Recife (PE) e Salvador (BA), os espaços têm 10 mil m² e 6 mil m². Com eles, a companhia chega a oito estabelecimentos do tipo no Brasil. Juntos, eles têm capacidade para processar mais de 1,5 milhão de pacotes diariamente. As outras operações estão em estados como Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Paraná. A Shopee tem colocado em prática seu plano de operar de forma local no Brasil com mais intensidade.
A empresa, que iniciou sua presença no País vendendo produtos importados, hoje tem mais de 3 milhões de vendedores locais registrados e afirma que mais de 85% dos seus pedidos são de vendedores brasileiros que realizam transações com compradores daqui. A companhia atua desde 2019 com CNPJ e sede em São Paulo. Esses investimentos acontecem em meio a iniciativas do governo na busca de garantir que companhias que importam produtos para pessoas físicas recolham os impostos devidos. A empresa afirmou que apoia as decisões que incentivam o empreendedorismo brasileiro, pois também compartilha do mesmo propósito de contribuir com o desenvolvimento do ecossistema local.
Os novos CDs funcionam na modalidade conhecida como cross-docking, em que as mercadorias dos lojistas virtuais, coletadas via parceiros logísticos, são reorganizadas e direcionadas aos pontos de distribuição de última milha, para serem entregues ao consumidor final. As novas instalações devem aumentar a capilaridade em mais de 40% em número de cidades. Como parte da expansão, a Shopee inaugurou também nos últimos meses mais de 60 pontos de distribuição.
Dentre eles, estavam os pontos de primeira milha, responsável pela coleta das mercadorias e separação para envio ao centro de distribuição, e de última milha, responsável pela fase de entrega dos produtos aos consumidores. Tanto a coleta em vendedores (primeira milha) como a entrega de pacotes de produtos comercializados na Shopee para os consumidores são feitas com parceiros logísticos. A frota de veículos cresceu mais de 40% comparado com o segundo semestre de 2022. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.