ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

06/Abr/2023

China: Programa de Qualidade do Algodão Brasileiro

A safra 2022/2023 de algodão brasileiro chegará no mercado chinês com uma novidade, parte dos fardos embarcados já terá sido certificada pelo Programa de Qualidade do Algodão Brasileiro, desenvolvido pelo Ministério da Agricultura e Pecuária em parceria com a Associação Brasileira de Produtores de Algodão (Abrapa). A notícia foi bem-recebida por industriais e autoridades chinesas durante missão realizada, no final de março. O objetivo neste intercâmbio foi apresentar o Programa de Qualidade do Algodão Brasileiro para a indústria têxtil e o governo chinês.

O próximo passo agora é sinalizar para os parceiros chineses a remessa dos primeiros fardos já certificados pelo novo programa. Na prática, o programa certifica fardos de algodão que cumpriram as exigências do padrão internacional de verificação da qualidade da fibra. Essa análise é realizada por equipamentos e procedimentos padronizados e auditados internacionalmente, permitindo que os indicadores de qualidade da pluma sejam aceitos pelo mercado global. Em dez anos, a importação de algodão brasileiro pela China aumentou 47%, e, hoje, o país é o maior cliente internacional do algodão brasileiro e está na lista de prioridades das ações da Abrapa. No ano comercial 2021/2022, 455,61 mil toneladas foram embarcadas para a China, que respondeu por 27% dos embarques no período.

A pluma é o segundo produto brasileiro mais exportado para China, ficando atrás apenas da soja. Ficou combinada a construção de um acordo de cooperação técnica oficial entre os governos do Brasil e da China para alinhar os padrões técnicos, facilitando o comércio. Na missão de abril, o enfoque será mais amplo. A ideia é mostrar como está o andamento da safra brasileira, os indicadores de qualidade e sustentabilidade e como funciona a rastreabilidade da pluma brasileira. Fonte: Assessoria de Imprensa Cotton Bra. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.