06/Dez/2022
Segundo a Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), a safra 2022/2023 será de rentabilidade baixa ou até mesmo neutra no ciclo que está sendo plantado. O custo de produção subiu muito, principalmente pelo aumento dos fertilizantes e do combustível. Será um ano de ganhar muito pouco ou nada, mas a área se manterá estável ou levemente maior em relação à temporada 2021/2022. A estratégia consiste em mostrar que o País é um fornecedor contínuo de algodão. O produtor sabe que precisa manter mercado. A questão de fábricas paradas na Ásia é uma questão momentânea.
Quando voltar o consumo, o Brasil, por ter mantido a área, enquanto os Estados Unidos pretendem diminuí-la em 30%, o País pode conquistar mais mercados. O menor consumo de fibra pela China será temporário. A política da China de Covid zero traz problemas de consumo e produção com fábricas fechadas e demanda menor, mas isso deve ser temporário. Quando o mercado voltar a consumir, o Brasil terá algodão disponível. Boa parte da produção já foi comercializada com 1 mil pontos de prêmio, o que permite ao produtor se manter na cultura. Isso dá uma rentabilidade aproximada de US$ 150,00 por hectare. O produtor vai manter área porque já houve investimentos e ganhos. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.