ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

04/Mar/2022

Preços do algodão em alta e comercialização lenta

A negociação de algodão no mercado disponível é restrita nesta volta do feriado de Carnaval. As indústrias seguem afastadas das compras e podem retomar aquisições só na semana que vem. Os preços voltaram a subir no País após terem fechado fevereiro com queda de 1,37%. O Indicador Cepea/Esalq, com pagamento em 8 dias está cotado a R$ 6,93 por libra-peso. Teve muita volatilidade no mercado internacional e no mercado de câmbio, e coincidiu com a virada de mês. Assim, não houve procura nos últimos dias. Há algum interesse de compra para exportação por algodão 31.4 fibra 36 por 800 pontos acima do vencimento maio na Bolsa de Nova York FOB no Porto de Santos (SP). Tem comprador interessado em lotes de qualidade boa, mas não existe oferta em volume considerável.

O que aparece mais do lado da oferta são lotes com variação de qualidade, e aí o preço é nominal. Algumas tradings, por outro lado, vinham ofertando algodão internamente, a 1.200 a 1.500 pontos acima da Bolsa de Nova York, para entrega em fábricas, dependendo da qualidade e do destino. Mas, já não são muitas tradings que têm esse estoque para oferecer no mercado interno. Para a safra 2021/2022, os últimos negócios foram na segunda quinzena de fevereiro, de produtor e trading vendendo para indústria, para entrega na Região Sudeste de agosto em diante, em torno de R$ 6,10 por libra-peso. Os compradores se ausentaram no começo da semana por causa do feriado de Carnaval e no retorno estão preferindo observar o mercado antes de apresentar novas propostas.

Quando o comprador vê preços em queda, aguarda para ver até onde pode chegar para tentar realizar a melhor oportunidade. Segundo a Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), o plantio da safra 2021/2022 de algodão no Brasil atingiu 99,8% da área até o dia 24 de fevereiro. Restam ainda os últimos talhões a serem plantados em Minas Gerais e Goiás. Quanto à comercialização antecipada da safra 2022/2023, têm rodado negócios pontuais por 500 pontos acima do contrato dezembro de 2023 FOB no Porto de Santos (SP). A liquidez para 2023 não está num nível elevado porque o preço do contrato dezembro de 2023 está bem abaixo dos preços de 2022 e porque produtor já vinha enxergando dificuldade de oferta e alta de custo de alguns insumos, e agora com esse conflito Rússia e Ucrânia, essa situação, principalmente, para fertilizantes, pode se agravar.

O impacto do conflito Rússia-Ucrânia sobre o algodão é baixo. O mercado de algodão não sofre impacto direto do conflito, uma vez que Rússia e Ucrânia não têm papel relevante no trade global. Contudo, a alta do petróleo aumenta a competitividade da fibra natural em relação às fibras sintéticas, o que pode ser altista para as cotações do algodão. O reflexo disso nas margens dos produtores depende do quanto os custos de produção vão subir. No Brasil, eventuais atrasos na importação de fertilizantes teriam reflexos na disponibilidade. Há estímulo para o aumento de área, mas a capacidade de beneficiamento das algodoeiras é uma limitação. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.