ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

07/Jun/2021

Abrapa firma parceria com China National Cotton

A Associação Brasileira de Produtores de Algodão (Abrapa) formalizou parceria com a China National Cotton Exchange (CNCE), que representa mais de 5.000 compradores chineses da pluma. A CNCE, instituída em 1997 pelo governo central chinês, gerencia a maior plataforma de negócios da China. Reúne mais de 4.300 fiações, responsáveis por 90% do consumo chinês, além de 90% dos comerciantes domésticos de algodão. Um memorando de entendimento foi firmado no dia 2 de junho.

A previsão é de realização conjunta de eventos binacionais. O memorando reúne as organizações mais influentes e importantes do setor em cada país e atende aos nossos interesses de longo prazo. Segundo a Federação de Cooperativas de Abastecimento e Marketing da China (ACFSMC), Brasil e China são duas nações complementares: de um lado, o maior mercado consumidor global de produtos agrícolas e, de outro, aquele que está se tornando o maior fornecedor agrícola mundial.

Em abril, a Abrapa já havia assinado outro memorando de entendimento com a China Cotton Association (CCA), organização que representa cerca de 60% do setor têxtil na China e reúne diversos elos da cadeia, inclusive indústrias. Embora seja o maior produtor de algodão no mundo, a China é também a maior consumidora global da fibra e não supre sua demanda interna na totalidade.

De acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), a produção chinesa foi de 6,4 milhões de toneladas na safra 2020/2021, mas a demanda será de 8,6 milhões toneladas. Para a safra 2021/2022, a produção prevista é de 5,98 milhões toneladas, com projeção de que a indústria precise de 8,7 milhões toneladas. Em abril, a China anunciou cota extra de importação de 700 mil toneladas para ampliar o volume fixo definido anualmente, de 894 mil toneladas. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.