ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

08/Abr/2021

Preços globais avançam com menor oferta e dólar

Os preços do algodão mostram sinais de recuperação, retomando negociações acima de 80,00 centavos de dólar por libra-peso no mercado futuro nesta quarta-feira (07/04). Apesar da previsão de menor área plantada este ano, verificada no último relatório de intenção de plantio do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), preocupações com as exportações trouxeram cautela aos mercados.

Além da queda nos preços do petróleo como um dos motivos pelos quais os preços vêm em trajetória de queda desde o fim de fevereiro, outras dúvidas surgiram: os números das vendas externas, publicados logo após o relatório da área plantada do USDA, na semana passada, também se mostraram decepcionantes, contrariando o efeito positivo do relatório da área cultivada. Contudo, o dólar um pouco mais fraco, reativou a subida dos preços, que mostram recuperação.

Chama a atenção o fato de os produtores norte-americanos não estarem investindo em maior área de cultivo. Isso se deve, em parte, à competição da cultura com a soja e o milho, que continuam com preços crescendo em níveis máximos num período superior a seis e sete anos, respectivamente. Além disso, a localização geográfica das principais áreas de cultivo também está influenciando na diminuição de área plantada, com o clima desfavorável.

Os observadores esperavam que a área fosse expandida pelo menos no Texas, onde mais da metade dos campos de algodão dos Estados Unidos estão localizados. De acordo com os planos de crescimento, no entanto, há um declínio marginal em comparação com o número do ano passado, porque as condições ainda estão muito secas, principalmente no oeste do Estado. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.