07/Ago/2020
Segundo a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), a Bahia está colhendo algodão com uma média de produtividade em torno de 305 arrobas por hectare. Não é o recorde, mas é uma produtividade excelente. A Bahia deve produzir 600 mil toneladas da fibra, das quais 40% devem ter como destino o mercado externo. O desafio neste ano para os produtores é o fluxo de caixa.
A pandemia de Covid-19 atrapalhou a comercialização e os embarques. Isso está preocupando o setor. O consumo se retraiu muito e o apoio do Ministério da Agricultura com crédito para possibilitar a armazenagem de algodão foi importante. O algodão foi incluído nas linhas de apoio à comercialização do Plano Safra 2020/2021, por ter sido bastante afetado pela pandemia.
O governo autorizou a contratação, no período de 1º de julho e 15 de outubro, de Financiamento Especial para Estocagem de Produtos Agropecuários (FEE), com limite de crédito de até R$ 32,5 milhões por beneficiário e prazo de reembolso de até 360 dias, para comercialização da fibra. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.