ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

20/Mar/2020

Preços do algodão podem sofrer pressão negativa

De acordo com o relatório trimestral Agroinfo divulgado pelo Rabobank nesta quinta-feira (19/03), a produção brasileira de algodão na temporada 2019/2020 deve alcançar entre 2,7 milhões e 2,8 milhões de toneladas, recorde registrado na safra 2018/2019, o que deve continuar impulsionando as exportações da pluma no País ao longo deste ano.

A expectativa para a área semeada na safra atual 2019/2020 é de manutenção ou leve alta em relação à temporada passada, ficando entre 1,60 milhões e 1,65 milhão de hectares. Desde setembro de 2019, o Brasil vem atingindo recordes mensais de exportação, tendo acumulado até fevereiro de 2020 1,5 milhão de toneladas exportadas sendo que, desse total, 96% por meio do Porto de Santos (SP), segundo dados da Secretaria de Secretaria de Comércio Exterior (Secex).

Entretanto, as sinalizações de gargalos na exportação, com relatos de atrasos nos embarques em dezembro e janeiro, confirmam a análise anterior do banco sobre a necessidade de se buscar e tornar viáveis rotas alternativas de escoamento, caso o ritmo de exportações se mantenha forte nos próximos anos.

No cenário internacional, a pandemia de coronavírus pode afetar a demanda por algodão, além disso, a desvalorização do petróleo tende a influenciar na competitividade da fibra natural ante a sintética. Unindo os dois fatores, a tendência é que os preços no mercado internacional permaneçam pressionados pelos próximos meses. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.