ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

27/Fev/2020

Tendência de alta dos preços do algodão no Brasil

Os preços domésticos do algodão em pluma estão em alta. O suporte aos valores vem do bom desempenho dos embarques brasileiros, da valorização do dólar, que eleva a paridade de exportação, e também da expectativa de redução da área com algodão nos Estados Unidos na temporada 2020/2021. O Indicador do algodão em pluma CEPEA/ESALQ, com pagamento em 8 dias, registra alta de 1,12% nos últimos sete dias, cotado a R$ 2,87 por libra-peso. No geral, as indústrias estão retraídas das aquisições de novos lotes, atentas às vendas no varejo e ao dólar. Essas indústrias trabalham com o produto adquirido anteriormente ou compram apenas da “mão para boca”. Ressalta-se que alguns compradores com necessidade de produto de qualidade indicam valores maiores.

Os comerciantes estão mais ativos nas compras. Apesar de o ritmo de fechamento de novos contratos para exportação ter diminuído, os embarques da pluma seguem firmes. De acordo com dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), somente na primeira quinzena de fevereiro foram exportadas 91,5 mil toneladas de algodão em pluma, o que representa quase todo o volume embarcado em fevereiro do ano passado. A paridade de exportação na condição FAS (Free Alongside Ship), Porto de Paranaguá (PR), é de R$ 2,98 por libra-peso, com base Índice Cotlook A, referente à pluma posta no Extremo Oriente. No mercado internacional, os preços da pluma estão avançando, impulsionados pela valorização do petróleo e pela previsão de menor área nos Estados Unidos na safra 2020/2021.

Segundo o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), a área com algodão deve cair 9%, para 5,1 milhões de hectares. Na Bolsa de Nova York, o contrato Março/2020 está cotado a 68,93 centavos de dólar por libra-peso, aumento de 1,56% nos últimos sete dias; o vencimento Maio/2020 está cotado a 69,00 centavos de dólar por libra-peso, elevação de 0,19%; Julho/2020, a 69,84 centavos de dólar por libra-peso, avanço de 0,20% no período, e Dezembro/2020 está cotado a 69,65 centavos de dólar por libra-peso, alta de 0,3%. O contrato Outubro/2020 está cotado a 69,24 centavos de dólar por libra-peso, queda de 0,17% nos últimos sete dias. Fonte: Cepea. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.