ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

20/Jan/2020

BA: produtores otimistas com a safra 2019/2020

Segundo a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), a área plantada com algodão na Bahia deve cair 5% em 2019/2020 e somar 315 mil toneladas. Ainda assim, a produtividade e a produção devem se repetir ante a temporada anterior, quando o Estado atingiu volume recorde de 1,5 milhão de toneladas de caroço e fibra. O cenário segue promissor para quem decidiu manter os investimentos na fibra, atento principalmente na demanda da indústria têxtil do mercado internacional. O plantio na Bahia começou em dezembro e atinge neste momento 85% da área.

A colheita será iniciada em junho. É destaque o pacote tecnológico em sementes, adubos e defensivos modernos utilizados na lavoura, principalmente para a prevenção e combate a pragas como o bicudo do algodoeiro. Mesmo com a irregularidade e a redução das chuvas neste início da safra, a perspectiva ainda é de uma produtividade média acima das 300 arrobas por hectare, o que vai garantir que o algodão da Bahia continue se destacando no mercado consumidor, que valoriza a qualidade da fibra do Estado, considerada uma das melhores do mundo.

Apesar da redução do preço da pluma, os produtores se mantêm otimistas para continuarem investindo na cultura do algodão, até mesmo para não perder a estrutura previamente instalada e o espaço já conquistado no mercado. A expectativa é de que as chuvas se regularizem ao longo do ciclo, evitando perdas, elevando a produtividade média, e possibilitando que a colheita se aproxime dos resultados da última safra. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.