ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

11/Mar/2021

Projeto Biomas para recuperar passivos ambientais

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) lançou o Projeto Biomas, em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Após 10 anos de projeto, que teve por objetivo unir reflorestamento em propriedades rurais com foco em economia, com práticas de agrofloresta e integração lavoura-pecuária-floresta, a CNA pretende democratizar os resultados obtidos no Projeto Biomas. Propriedades rurais dos seis biomas brasileiros (Amazônia, Cerrado, Mata Atlântica, Pantanal, Caatinga e Pampa) participaram do projeto e várias conseguiram recuperar áreas degradadas e aumentar a produtividade e renda, como por exemplo de pimenta-rosa e café.

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) lembrou que 21 unidades e mais de 400 pesquisadores participaram da iniciativa. Para a CNA, o Biomas entregou muito mais do que um pacote de soluções de recomposição florestal, colocando o produtor rural brasileiro dentro da legalidade e alia produção e preservação. O Projeto Biomas ofereceu ao produtor a oportunidade de recomposição florestal com rentabilidade. Além disso, também garantiu soluções para recomposição do passivo ambiental em propriedades rurais com estrito cumprimento do Código Florestal.

Nos dez anos de projeto, seis “vitrines tecnológicas” em cada um dos seis biomas brasileiros foram montadas, reconhecendo as regiões de cada espaço territorial e oferecendo soluções para recomposição do passivo ambiental e o cumprimento do Código Florestal. Desta forma, projetos de reflorestamento foram desenvolvidos no Pará (Amazônia), Ceará (Caatinga), Distrito Federal (Cerrado), Mato Grosso do Sul (Cerrado) e Espírito Santo (Mata Atlântica). Esses projetos, que envolveram cerca de 400 pesquisadores, permitem, agora que o Biomas entregue um pacote de ações tecnológicas e oferta de tecnologia necessária à recuperação ambiental que podem atender o produtor rural. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.