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25/Fev/2021

Indústria alimentícia: vendas devem crescer 2021

Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (Abia), a indústria de alimentos e bebidas espera vender 3% a 4% mais em 2021, descontada a inflação. Essa previsão de crescimento real considera alta de 2,5% a 3,5% do PIB nacional. No ano passado, em termos reais, as vendas do setor avançaram 3,3% em relação a 2019. Contudo, o crescimento será possível somente com a aprovação das reformas estruturais no País, como a reforma tributária.

Quanto à perspectiva de alta no preço final dos alimentos e bebidas, a entidade não descartou possibilidade de reajuste, mas considera que no ano passado o custo foi maior. Grandes movimentos de preço já ocorreram em 2020 quando as embalagens e as commodities agrícolas chegaram mais caras na indústria. Somente o custo das embalagens aumentou 50% no ano passado. Para o ano, a expectativa é de aumento no consumo doméstico puxado pelo crescimento das vendas para restaurantes e bares e manutenção da forte demanda por alimentação dentro do lar.

É uma tendência que se observa desde 2020, com orçamento apertado as pessoas tendem a priorizar alimento. Mas, também há uma recuperação do food service, para o qual a projeção é de alta de 30% nas vendas, como eventual reflexo de uma nova rodada de auxílio emergencial sobre a demanda do setor. O faturamento da indústria alimentícia com exportações deve avançar de US$ 38,2 bilhões em 2020 para cerca de US$ 40 bilhões neste ano. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.