ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

13/Nov/2020

Ferrovias: edital da FIOL será publicado em 2020

Com o aval do Tribunal de Contas da União (TCU) para a concessão do trecho 1 da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), o Ministério da Infraestrutura planeja publicar o edital do certame ainda neste ano. A previsão é de que o leilão aconteça no início de 2021. Segundo o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, há urgência para publicar o edital ainda esse ano e realizar o leilão no 1º trimestre de 2021. A Corte de Contas analisou, no dia 11 de novembro, o projeto de concessão do trecho da Fiol que liga as cidades de Ilhéus e Caetité, na Bahia.

A expectativa do governo é de que a ferrovia se consolide como um corredor logístico de exportação para o escoamento de minério de ferro de Caetité, além da produção de grãos e minério do oeste da Bahia. Apesar do aval, o TCU elaborou algumas determinações ao governo. Uma delas é garantir que a futura concessionária tenha meios de implantar a infraestrutura portuária em Ilhéus que atenda as demandas da Fiol, sem depender de outros terminais instalados na região. Essa era uma das grandes preocupações da área técnica que seriam tratadas no julgamento.

O Ministério da Infraestrutura recebeu com tranquilidade as conclusões da Corte de Contas. Com isso, a pasta conclui ser possível publicar o edital do certame ainda neste ano. A Fiol é uma aposta do setor ferroviário há anos, mas só agora os planos começaram a sair do papel, por meio do programa de concessões. Todo o traçado projetado da Fiol (junto dos trechos 2 e 3, em construção e em estudos, respectivamente) tem mais de 1,5 mil quilômetros, com previsão de ir até Figueirópolis (TO). Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.