ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

13/Nov/2020

EUA devem coordenar a volta ao multilateralismo

Segundo o Insper Agro Global, a vitória do democrata Joe Biden na eleição para a presidência dos Estados Unidos é boa para o mundo por trazer de volta o multilateralismo e a possibilidade de coordenação. O Brasil precisa de coordenação junto aos norte-americanos. Brasil e Estados Unidos são os dois maiores players de agronegócio do mundo.

Embora sejam concorrentes nas exportações, há uma agenda em conjunto, como segurança alimentar, pesquisa, bioenergia e biocombustíveis e comunicação. A disputa entre Estados Unidos e China ainda vai durar muito tempo. No entanto, o Brasil não precisa escolher um lado. Assim como o País tem uma agenda com os Estados Unidos, precisa ter com a China. Até para que haja mais previsibilidade, transparência, e não para o País não ficar tão dependente.

Açúcar, algodão e carne suína são produtos que podem ser mais exportados para China. O ano de 2020 foi positivo para o agronegócio apesar da pandemia, já que o PIB Agro deve crescer e as exportações brasileiras são expressivas. Só tem um problema complicado, que é a eventual taxação da agricultura. Como está indo bem, vários governadores estão tentando opções para taxar. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.