ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

09/Nov/2020

Varejo: pandemia eleva vendas de supermercados

De acordo com estudo realizado pela BLU365, fintech especializada na recuperação de crédito, que enviou questionário a 2.000 pessoas de todas as regiões do Brasil, entre os dias 15 e 28 de setembro, em meio às medidas restritivas impostas como forma de conter a proliferação da Covid-19, 50% das pessoas disseram ter reduzido as despesas gerais, enquanto 27% não notaram a diferença e 21% não conseguiram reduzir as contas. Quando o assunto são os gastos em supermercados, porém, o cenário é diferente: 75% dos entrevistados sentiram um aumento nas contas supermercado, água e energia elétrica por conta do trabalho em regime de home office.

A pesquisa aponta uma mudança importante de comportamento e hábitos financeiros das famílias durante a pandemia. No geral, percebe-se que as pessoas cortaram alguns gastos não-obrigatórios, principalmente os relacionados a lazer e entretenimento, e redirecionaram uma parte relevante desse orçamento para contas da casa como, por exemplo, supermercado, água e luz. Outro efeito observado foi um crescimento significativo do pagamento de dívidas. Uma parte do orçamento economizado pelas famílias tem sido utilizada para quitar débitos antigos. Fonte: SA Varejo. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.