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29/Out/2020

Fretes: preços para Arco Norte caem com BR-163

Os custos do frete rodoviário entre Mato Grosso e o porto de Miritituba, no Pará, tiveram redução de até 11%, segundo o Boletim Logístico da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). De acordo com o estudo, a queda é reflexo do fim das obras de pavimentação da BR-163, e representa um estímulo ao escoamento por esse corredor. A melhoria refletiu nas exportações de Mato Grosso e permitiu um aumento percentual significativo em 2020 em relação aos portos tradicionais de Santos/SP e Paranaguá/PR. O crescimento da participação dos portos no Arco Norte é uma realidade. Essas rotas não podem mais ser tratadas como alternativas, mas como solução para o escoamento da crescente produção agrícola do Brasil, segundo a Superintendência de Logística Operacional da Conab.

O menor custo dos fretes, a partir das melhorias na infraestrutura, influencia diretamente no aumento de embarques dos produtos agrícolas, principalmente milho e soja, pelos portos do Arco Norte. Enquanto os produtores do cereal e da oleaginosa em Mato Grosso observavam preços de escoamento menores em setembro para os portos de Santarém/PA, Porto Velho/RO e Itaqui/MA, além de Miritituba, o trajeto para o porto de Santos teve acréscimo de 3%, quando comparado com os valores praticados no mesmo mês do ano passado. Com o período da entressafra em Mato Grosso, as cotações de frete começaram a cair em setembro no estado do Centro-Oeste. No entanto, mesmo com a queda apresentada, os valores encontram-se em patamares mais elevados que no ano anterior, em determinadas rotas. Esse arrefecimento controlado deve-se à movimentação ainda existente para o escoamento de milho e soja no estado. Fonte: CONAB. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.