ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

29/Set/2020

BNDES suspende outras linhas de investimentos

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) divulgou duas circulares suspendendo novos pedidos de financiamento para mais duas linhas de crédito subsidiado dentro do Plano Agrícola e Pecuário 2020/2021. Desta vez, estão suspensos novos pedidos na linha Pronamp Investimento (destinada ao médio produtor rural) e mais uma parte do Pronaf, programa voltado à agricultura familiar.

No caso do Pronaf Investimento, foi ampliada a suspensão de novos pedidos de financiamento relativos às operações de investimento com taxa de juros prefixada de até 4% ao ano, destinadas à aquisição de tratores e implementos associados, colheitadeiras e suas plataformas de corte, assim como máquinas agrícolas autopropelidas para pulverização e adubação. Essas suspensões ocorrem após quatro meses do início do Plano Safra 2020/2021, em 1º de julho.

As linhas totais do Pronaf (custeio, comercialização e investimento) somam, no atual ciclo, R$ 33 bilhões, volume 5,7% maior ante 2019/20. Já as linhas do Pronamp foram as que receberam o maior acréscimo percentual de recursos em relação ao ciclo anterior, somando, na atual safra, R$ 33,12 bilhões (entre custeio e investimento), 25,1% mais, conforme informações do Ministério da Agricultura. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.