ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

24/Set/2020

PIB do Agronegócio tem forte alta no 1º semestre

Segundo a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), que calcula o indicador em parceria com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/Esalq-USP), o Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio cresceu 5,26% no primeiro semestre deste ano em comparação com igual período de 2019. Especificamente no mês de junho, o indicador subiu 1,31%, sexto mês seguido de alta.

No segmento primário, dentro da porteira, o avanço foi de 14,91% entre janeiro e junho, seguido pelo setor de serviços (4,76%) e insumos (1,69%). A agroindústria foi o único elo com queda no período, de 0,76%, sendo o segmento mais afetado pela pandemia de Covid-19. O PIB agrícola subiu 2,93% no período, já o da pecuária, 10,41%, ambos puxados pelos preços maiores das commodities agropecuárias, além de maior produção.

Apesar da pandemia, e de efeitos negativos significativos em diferentes momentos do ano, particularmente nos segmentos de hortícolas, flores e lácteos, os instrumentos de políticas públicas voltados à garantia de renda aos mais impactados pela crise têm garantido também sustentação da demanda doméstica por produtos agrícolas e agroindustriais. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.