ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

16/Set/2020

Crédito Rural: governo quer que BNDES emita LCA

O governo quer que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) possa emitir Letras de Crédito do Agronegócio (LCA) para reforçar o financiamento ao setor agropecuário e agroindustrial. A intenção é fazer com que os empréstimos repassados pelas instituições financeiras credenciadas aos produtores e empresas do campo, cerca de R$ 70 bilhões acumulados ao longo dos anos, possam servir de lastro para a emissão do título pelo banco de fomento federal.

A medida será capaz de complementar o funding do BNDES, que está descapitalizado e vem devolvendo seguidamente recursos ao Tesouro, no setor privado com prazo muito mais curto do que o de reembolso dos financiamentos de investimentos que ele alavanca na agropecuária. Além disso, pode aumentar em 10% o volume de recursos disponíveis no Plano Safra.

Isso porque com o direcionamento de aplicação de 35% dos recursos captados com LCA, o BNDES será obrigado a reinvestir e injetar quase R$ 25 bilhões em crédito rural. Segundo o Ministério da Economia, seria uma boa fonte de recursos para o BNDES, aumentaria o valor disponível para o crédito rural e seria bom para todo o mercado. Esses outros 65%, é mais dinheiro no mercado para empréstimo e é mais um passo em direção ao crédito privado. Fonte: Valor Investe. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.