ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

15/Set/2020

Encontro de adidos agrícolas de diversos países

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e o Ministério das Relações Exteriores (MRE) organizam, de 14 a 18 de setembro, o 2º Encontro dos Adidos Agrícolas Brasileiros. A abertura do evento foi realizada nesta segunda-feira (14/09). A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, destacou a importância da sintonia entre governo, Congresso e setor privado. Segundo ela, a missão compartilhada é tratar a agropecuária brasileira de forma integral. Assim, será possível implementar, efetivamente, a diplomacia do agronegócio nacional. Ela afirmou que o setor tem ajudado a sustentar a economia nacional, sendo o único PIB setorial que cresceu, o único segmento que ampliou exportações. Metade da pauta exportadora do País vem do agro. O Brasil vai continuar a construir uma agropecuária que trará prosperidade a toda a sociedade brasileira e a aos parceiros ao redor do mundo.

Tereza Cristina anunciou ainda três novos adidos agrícolas a partir deste ano, que ficarão estabelecidos na França (Paris), na Alemanha (Berlim) e na Austrália (Camberra). Os países foram escolhidos por sediarem a Organização Mundial da Saúde Animal e a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, para ampliar a comunicação do agro brasileiro na Europa e por serem importantes players no mercado agrícola mundial. O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, lembrou que o agronegócio brasileiro manteve a trajetória de crescimento, a despeito da recessão que atinge muitos países e da pandemia, inclusive com a abertura de novos mercados para dezenas de produtos. Segundo ele, um dos fatores importantes para esse sucesso é o alto grau de integração do trabalho do Itamaraty, Apex-Brasil e Mapa.

Tanto no Brasil quanto no exterior, a colaboração se expandiu ainda mais com a ampliação da rede de adidos agrícolas e com as ações da Apex-Brasil, que tem atuado com competência e agilidade na organização e promoção de feiras, rodadas de negócios, projetos compradores e eventos diversos em intensa atuação com as embaixadas brasileiras. Na ocasião, foram assinados dois acordos de cooperação entre o Mapa e a Apex-Brasil, estabelecendo parceria para ações de promoção comercial, atração de investimentos e de integridade. Os objetivos dos acordos incluem o fortalecimento e a uniformização da agenda de promoção internacional da cadeia do agronegócio; a inserção de novas empresas no comércio internacional, bem como ampliação da presença daquelas que já exportam; a atração de investimentos estrangeiros para o setor; a internacionalização de empresas e o estímulo ao empreendedorismo e à inovação no setor.

A ministra Tereza Cristina afirmou que uma das metas dos acordos é a realização de, pelo menos, 15 feiras internacionais até o final de 2021. Segundo ela, os acordos vão unificar a estratégia de atuação, permitindo ganhos de escala e otimização de recursos, além de alavancar a divulgação do trabalho inovador e sustentável da agropecuária. Segundo a ministra, O Brasil não exporta simplesmente bens primários: exporta, sobretudo, inovação e preservação ambiental. No âmbito da integridade, os compromissos incluem a produção de estudos sobre o tema; a criação de grupos de trabalho para discussão técnica sobre integridade; a preparação de material técnico; organização de seminários, congressos e workshops voltados para empresas privadas e cooperativas. Essa sinergia é crescente e será ampliada por meio dos acordos de cooperação assinados. O objetivo é que o Brasil se destaque cada vez mais pela sua confiabilidade e pelo estrito cumprimento dos compromissos assumidos junto aos seus clientes internacionais, mesmo na situação excepcional atual.

Isso claramente reforça a situação do País como protagonista no atendimento da segurança alimentar global, sempre de modo sustentável, comentou o presidente da Apex-Brasil. O presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, deputado federal Alceu Moreira, enfatizou a importância da parceria para que mais produtores rurais tenham acesso ao mercado internacional. O evento reúne adidos agrícolas de 22 países, representantes dos departamentos de agricultura de embaixadas brasileiras e dos escritórios internacionais da Apex-Brasil. Durante a semana, eles discutem com representantes do Governo Federal e do setor privado, temas sanitários e fitossanitários, negociação e promoção comercial, cooperação, investimentos, biodiversidade, entre outros. Em um dos painéis realizados ao longo da semana, a Apex-Brasil vai apresentar sua estratégia para o Agronegócio, incluindo ações de promoção de exportações, inteligência de mercado e atração de investimentos, com foco na agregação de valor à pauta de exportação e na diversificação de mercados. Fonte: Ministério da Agricultura. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.